O Expedições lança o SOS para as Florestas do Brasil. O novo e polêmico texto do Código Florestal Brasileiro, contestado por cientistas, ambientalistas e movimentos sociais, dá anistia parcial aos desmatadores irregulares. Além de diminuir a proteção das margens dos rios, flexibilizar as restrições ambientais e favorecer a expansão do agronegócio sobre os biomas brasileiros.
A opinião de cientistas sobre os serviços ambientais prestados pelas florestas e sobre os perigos de enxurradas para as comunidades que vivem em margens de rios e encostas desflorestadas. Com as mudanças climáticas e as recentes catástrofes ambientais da Região Serrana do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, o programa faz um alerta: alterações em nosso Código Florestal, sem respaldo científico, podem provocar o esgotamento de nascentes, dos lençóis d'água, a perda da biodiversidade, além de ameaçar a segurança das populações.
O espisódio SOS Florestas mostra de que forma os projetos de lucro rápido acabam por provocar a degradação do meio ambiente, o esgotamento da água e a negação do direito à terra para as populações de baixa renda, iniciando um ciclo de desrespeito às populações e de injustiça social.
0 comentários:
Postar um comentário