terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aiea ressalta importância de parcerias na busca de soluções para impactos das mudanças climáticas


O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, ressaltou que o órgão vai trabalhar em parceria com a Coordenação Internacional de Meio Ambiente, da Organização das Nações Unidas (ONU), em busca de soluções para os impactos causados pelas mudanças climáticas no planeta. Amano disse que a decisão foi tomada durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

“É uma resposta à preocupação crescente entre os estados-membros sobre a mudança climática, incluindo a ameaça aos oceanos devido ao aumento da captação de dióxido de carbono”, disse Amano, na abertura da reunião de governadores, em Viena, na Áustria.

O diretor-geral acrescentou que há também uma ação conjunta da Aiea com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Amano disse que no mês passado encontrou-se com o diretor-geral da FAO, José Graziano, em busca de soluções para eventuais problemas que ocorram no mundo.

Segundo Amano, a Aiea pode colaborar com a FAO em medidas para a proteção de alimentos, produção e segurança. “Em um mundo em que quase 1 bilhão de pessoas não têm o suficiente para comer, os preços dos alimentos e a mudança climática da pobreza, além do aumento da fome, os desafios são realmente enormes”, disse durante discurso.

Amano também se disse preocupado com as informações sobre o uso de armas nucleares na Síria, que há 18 meses enfrenta uma onda de violência. “Continuamos incapazes de fornecer qualquer avaliação sobre a natureza ou o estado operacional”, disse, referindo-se aos ataques à região de Dair Alzour. “Eu gostaria de deixar claro que nenhum acordo foi alcançado [na Síria].”

Fonte: Agência Brasil


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes