sexta-feira, 3 de maio de 2013

Professor da UFPR apresenta proposta para medir impactos ambientais em obras


Uma nova metodologia que pode tornar referência para a valoração dos impactos ambientais no País acaba de ser apresentada pelo pesquisador da UFPR Eduardo Ratton, durante a Conferência de Infraestrutura Sustentável de Transportes, realizada em São Paulo. Hoje as metodologias utilizadas não estão padronizadas no âmbito do licenciamento ambiental e ainda há divergências quanto à melhor técnica e com relação aos parâmetros mais adequados para classificação destes impactos.

Pela proposta apresentada por Ratton, cada aspecto negativo e positivo da obra recebe uma pontuação que demonstra o quanto irá impactar no ambiente. Segundo o professor, impacto ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Esta reação, causada pela ação humana, pode afetar direta ou indiretamente na saúde, segurança e bem-estar da população, nas atividades sociais e econômicas da região, na fauna e flora, nas condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e ainda na qualidade dos recursos ambientais.

Com a proposta, cada um destes parâmetros receberá um valor que demonstrará qual será o impacto ambiental da obra. As modificações ocorrem desde a mobilização, com a montagem do canteiro de obras, por exemplo, aos trabalhos de execução da obra, como a terraplanagem, drenagem e pavimentação que podem provocar corte de árvores, erosão, contaminação do solo por óleos e produtos químicos e facilitar o atropelamento de animais. Sem uma gestão bem estruturada, que contemple todos os aspectos estudados nas fases de projeto, bem como outros que surgem naturalmente durante a obra, de nada adianta o estudo prévio minucioso dos impactos ambientais, explica Ratton.

Fonte: UFPR

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes