terça-feira, 6 de novembro de 2012

Após Sandy, meio ambiente é debatido nas eleições dos EUA


Furacão fez mudar o modo de pensar de Michael Bloomberg, que passou a apoiar o democrata Barack Obama

Prefeito de Nova York, Michael Bloomberg
Antes do evento meteorológico, o tema mudanças climáticas estava apagado das discussões envolvendo a corrida presidencial norte americana. Barack Obama e Mitt Romney praticamente "passaram batido" por ele nos debates e eventos de campanha, majoritariamente focados na recuperação da crise financeira e na política externa.

Além disso, a corrida estava muito equilibrada e os dois candidatos seguiam muito fortes para o pleito que começa na próxima terça-feira. Mas o furacão Sandy devastou a costa leste dos EUA e pode ajudar a redefinir a eleição.

Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, declarou o seu apoio ao candidato democrata. De acordo com matéria publicada há poucas horas no site do The New York Times, o furacão o fez mudar sua forma de pensar. Em comunicado, Bloomberg afirma que o evento que devastou vidas, lares e negócios traz nova luz ao processo eleitoral. "Nosso clima está mudando. E o evento climático extremo que experienciamos em Nova York, na costa leste dos Estados Unidos e em outros países pode ou não ser resultado disso, mas o risco de realmente ser fruto das mudanças climáticas - por conta da devastação - deve ser suficiente para que os líderes eleitos tomem ações imediatas".

Ambos os candidatos procuraram diversas vezes o apoio de Bloomberg, já que acreditam que sua opinião pode influenciar - e muito! - os votos dos indecisos e não vinculados a nenhum partido. Mas Bloomberg vinha fazendo várias críticas aos dois, ao longo de toda campanha. Ao anunciar seu apoio ao candidato democrata, ele listou várias medidas tomadas por Obama ao longo do seu governo na mitigação dos impactos que a ação do homem causa no clima, como criar regulamentações para diminuir emissões de carros e fábricas. Ainda assim, o prefeito criticou outras áreas do governo de Obama.

Em resposta ao apoio do candidato, o presidente já publicou comunicado se dizendo honrado com a decisão de Bloomberg e afirmou que, apesar de discordarem em algumas questões, "concordamos com a mais importante de nosso tempo", se referindo a uma fala do prefeito a respeito das mudanças climáticas: "São uma ameaça ao futuro de nossos filhos e nós devemos, por eles, fazer algo a respeito".

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes