terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Chefe de escritório da ONU pede nova postura sobre desastres ambientais




A chefe da Estratégia Internacional das Nações Unidas para Redução de Desastres (UNISDR), Margareta Wahlström (foto), afirmou ontem (23/1) em Bangkok, Tailândia, que o mundo precisa encontrar novas formas de se prevenir contra desastres ambientais. “A escala das perdas econômicas [nas catástrofes] proporciona uma oportunidade para uma nova forma de pensar o papel da gestão e redução de riscos a fim de prevenir a recorrência desse tipo de desastre.”
Ela elogiou a resposta do governo tailandês para lidar com os problemas causados pelas enchentes de outubro de 2011 na capital. Foram citados os programas de reflorestamento e melhora dos procedimentos em torno do lançamento de água das usinas hidroelétricas. “As mudanças climáticas e o aumento das variações de tempo significam que virão mais enchentes e precisamos estar preparados.”
Margareta Wahlström lembrou ainda que o aumento das catástrofes está vinculado ao desenvolvimento econômico na Tailândia e de outras partes do mundo e, por isso, pediu um novo pensamento econômico do governo e do setor privado.
Os custos das enchentes em Bangkok estão estimados em 40 bilhões de dólares. Mil fábricas foram fechadas, 700 mil trabalhadores ficaram sem trabalho e 800 pessoas morreram.
Segundo a UNISDR as enchentes de 2011 mataram mais de cinco mil pessoas, enquanto as tempestades deixaram outras três mil vítimas pelo mundo. A Ásia foi a região mais afetada, contabilizando 85% dos casos de fatalidades.
Fonte: ONU Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes