quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EUA negam pressão para adiar acordo climático global

Enviado dos EUA Todd Stern dá coletiva da imprensa durante Conferência do Clima da ONU em Durban, na África do Sul

Representantes de quase 200 países têm até sexta-feira para decidir se irão se comprometer à assinatura de um acordo climático internacional até 2015, que entrará em vigor a partir de 2020

Os Estados Unidos negaram nesta quinta-feira que estariam tentando protelar um acordo global para o clima até 2020, e disseram apoiar uma proposta da União Europeia que busca delinear o caminho para um pacto mais ambicioso no combate às mudanças climáticas.

Representantes de quase 200 países têm até sexta-feira para decidir se irão se comprometer à assinatura de um acordo climático internacional até 2015, que entrará em vigor a partir de 2020.

Alguns países e grupos ativistas dizem que os Estados Unidos estão tentando adiar o acordo para 2020 ou para além dessa data, e que existe pouca possibilidade de progresso antes da eleição presidencial norte-americana do próximo ano. A questão é mais complicada considerando a disputa entre os republicanos e os democratas do partido do presidente Barack Obama sobre a legislação ambiental.

"Não tem fundamento algum sugerir que os EUA estejam propondo um adiamento da medida para 2020", disse nesta quinta-feira o enviado norte-americano para o clima, Todd Stern, a jornalistas.

"A UE está pedindo um caminho (para um futuro acordo). Apoiamos isso", afirmou.

A UE está pressionando os países por um acordo global em 2015, mas não estenderá o Protocolo de Kyoto - o único pacto global que vincula legalmente os países no combate à mudança climática - a não ser que os grandes emissores, entre eles EUA e China, também prometam cortes ambiciosos.

Os Estados Unidos disseram que só vinculariam a redução de suas emissões a um acordo internacional se a China e outros países em desenvolvimento, considerados grandes poluidores, se comprometessem igualmente.

Fonte: Gazeta do Povo

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes